domingo, 11 de julho de 2010


Embalagens: História e desenvolvimento

Das necessidades de armazenamento às contribuições para o consumo:

Durante a revolução agrícola que ocorreu por volta do século X antes de cristo, surgiu à necessidade de o homem armazenar seus excedentes agrícolas e com a descoberta da cerâmica, o homem passou a produzir seus primeiros objetos de armazenagem que hoje chamamos de embalagens.

No entanto, com a evolução e complexação da vida humana, as embalagens deixaram de serem produzidas somente com a finalidade de envolver nossos alimentos e objetos, mas também possuem uma segunda tarefa, que é a de atrair o consumidor e forçá-lo a comprar determinados produtos.

Para ajudar nesta tarefa, publicitários recorrem aos engenheiros e projetistas para que eles possam colocar sua criatividade em prática nas diversas embalagens até aqui produzidas.

Principais matérias primas ao longo da história:

Até o presente momento, diversos materiais já foram utilizados para envolver nossas commodities, mas três em especial chamam bastante atenção, que são: A cerâmica, o Vidro e os filmes plásticos, que como exemplo, pode-se falar do polietileno.

Cerâmica: um dos primeiros materiais a ser utilizado como matéria prima, ela foi introduzida no cotidiano ainda na antiguidade e continua sendo utilizada até hoje, ainda que pouco para fabricação de embalagens e mais pra diversas outras utilidades.

Vidro: também se teve início de seu uso ainda na antiguidade, mas como embalagem passou a ser utilizado apenas na idade média e foi trazido para o ocidente pelos árabes.

Polietileno: o uso de materiais que possui como matéria prima o petróleo, passou a ser usado de forma expressiva no fim do século XlX pelos Estados Unidos, que disseminou seu uso.




Algumas das principais matérias primas que foram e são utilizadas na fabricação de embalagens ao longo da História


Embalagem longa vida

       Em 1951, o Dr. Ruben Rausing idealizou a embalagem, em formato de tetraedro (quatro faces, triangular, com base horizontal). O primeiro produto da Tetra Pak foi revolucionário, em cartão de papel, usado para guardar e transportar leite. Esta embalagem foi chamada de Tetra Classic. Rausing começou a idealizar o desenho (este projeto) em 1943. Em 1950 havia criado técnicas de fabricação de cartões herméticos, usando um sistema de cartolina forrada em plástico. Em 1952, a empresa já comercializava sua primeira máquina de embalagens cartonadas. O creme de leite foi o primeiro produto a ser embalado pela Tetra Pak. Três anos depois as embalagens da Tetra Pak começaram a acondicionar leite pasteurizado. A embalagem tipo longa vida, no entanto, seria criada apenas em 1961. Foi neste ano que Dr. Ruben Rausing uniu os conceitos de ultrapasteurização e embalagem asséptica, criando a embalagem que protegeria o leite, sem necessidade de conservantes e refrigeração.

      As camadas da caixinha são de diferentes materiais, que, além de protegerem, ajudam a conservar o produto. São assim divididas cada camada (iniciando de dentro para fora): duas camadas de plástico (protege o produto e evita contato com as demais camadas); uma camada de alumínio (evita a passagem de oxigênio, luz e a contaminação do meio externo); a quarta camada também é de plástico, seguida da quinta camada, de papel, que dá sustentação à embalagem e permite a inscrição das informações e descrição da marca fabricante. Por fim, uma última camada de plástico que protege esta quinta camada de papel.



                                          Sueco Dr. Ruben Rausing 


       Reciclagem:

       Apesar dos benefícios que a tecnologia nos trouxe na produção de novas embalagens, existem problemas que ainda não foram solucionados, como por exemplo, a reciclagem desses materiais.
      O link abaixo, traz um video que mostra um exemplo de solução que esta dando certo para o reaproveitamento das embalagens de longa vida e assim unindo os interesses capitalistas e sociais de consumo com os interesses de se preservar o meio em que vivemos.


     
      http://www.youtube.com/watch?v=zToVAlEaPjs



Nenhum comentário:

Postar um comentário